EM QUEM VOTO?

Painel: O Parlamento Europeu

O teu voto decidirá quais serão os deputados ao Parlamento Europeu que te representarão quando se tratar de elaborar novas leis e terá uma influência na eleição da Comissão Europeia. Estas decisões moldarão o teu quotidiano e o de todos nós

O Parlamento Europeu, cujas sessões se realizam em Estrasburgo e Bruxelas, é uma das sete instituições da União Europeia que representa os interesses dos cidadãos da UE. Juntamente com o Conselho da União Europeia, é o principal órgão de decisão da EU.

De cinco em cinco anos, os países da UE realizam eleições para eleger os deputados ao Parlamento Europeu que representam centenas de milhões de cidadãos. Para as eleições de 2024, o número de deputados ao Parlamento Europeu foi aumentado para 720, face aos 705 lugares existentes anteriormente.

Os Eurodeputados têm assento em grupos não com base na sua nacionalidade, mas de acordo com a sua filiação política, pertencendo a grupos políticos que abrangem vários países ou sendo independentes.

Os deputados alteram e aprovam a legislação da UE em conjunto com o Conselho da União Europeia (governos dos Estados‑Membros da UE), incluindo o orçamento anual e o orçamento plurianual. As demais instituições da UE, como a Comissão Europeia, respondem perante o Parlamento Europeu.

Os deputados ao Parlamento Europeu também elegem o Presidente da Comissão Europeia e desempenham um papel fundamental na avaliação dos comissários indigitados através da realização de audições individuais.

Uma parceria entre a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Observatório Permanente da Juventude (ICS-ULisboa), o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o objetivo de mobilizar os jovens para as Eleições Europeias 2024.

A Conferência Democracia: Juventude em Ação, que contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, visou promover o aprofundamento do conhecimento das diferentes formas de participação jovem – formal e informal – e o seu impacto na democracia.

Na parte da manhã, irão decorreram diferentes espaços de networking, direcionados a organizações da sociedade civil ou jovens, com a finalidade de planear o envolvimento cívico e político, bem como o trabalho das organizações, no que diz respeito à participação dos jovens.

No período da tarde, a Conferência contou ainda com a apresentação de três painéis, com o objetivo de colocar os jovens no centro do debate sobre a participação cívica e política, incentivando à mobilização para o ato eleitoral.