Porquê uma conferência voltada para a juventude?

No contexto de preparação das eleições europeias em 2024, importa promover o aprofundamento do conhecimento sobre as instituições, de modo a aproximar os jovens das instituições representativas e incentivando à sua mobilização para o ato eleitoral.

Sessões de Trabalho sobre as Instituições Europeias

Grupo de Trabalho A

Destacar a importância das organizações não governamentais na participação jovem nos processos democráticos e estimular o desenvolvimento de uma rede focada na educação para a participação democrática dos jovens.

Facilitador

Bruno António

DYPALL Network

Diretor executivo da rede internacional DYPALL Network e consultor para diversas organizações e entidades, tais como a Comissão Europeia, o Conselho da Europa, as Agências de formação avançada do programa Erasmus+, entre outras. Tem mais de 17 anos de experiência profissional na área da participação democrática e boa governança, a nível nacional e internacional, tendo trabalhado com gestor de projetos, formador e consultor para diversas organizações um pouco por toda a Europa, em África e no Médio Oriente.

Grupo de Trabalho B e C

Através de dinâmicas práticas e trabalho em grupos pequenos, estas sessões tiveram como objetivo promover uma maior consciência sobre a importância da UE, dos valores que defende e do seu papel na consolidação da Democracia. Procura incentivar a participação cívica da juventude através de projetos inspiradores e promover o papel essencial de jovens no voto nas eleições europeias no dia 9 de junho 2024. Por outro lado, permite aos jovens participantes que se conheçam, estabeleçam contactos e sinergias, discutam ideias e disseminem boas práticas enquanto multiplicadores junto das suas redes, comunidades e outros jovens.

Grupo de Trabalho B

Speakers

Gonçalo Castro

Associação Académica de Ciências Económicas e Políticas

Licenciado em Management pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, é Presidente da AACEP – Associação Académica de Ciências Económicas e Políticas. É atualmente mestrando em Economia Internacional e Estudos Europeus. É um dos fundadores do projeto E.U. Voto 2024. Esta é uma campanha de sensibilização ao voto para as eleições ao parlamento europeu de junho de 2024 e tem sido elaborada pela AACEP, em parceria com a E.U. Voto. Tem como foco o público jovem e pretende aproximar as ações das instituições europeias de Bruxelas ou Estrasburgo, da realidade dos jovens portugueses.

Dinis Fernandes

Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu / UNIDOS.EU

Dinis de Oliveira Fernandes é formado em Estudos Europeus e coordena e participa em várias atividades de promoção da democracia e cidadania ativa entre os jovens. É membro da Unidos, a comunidade de voluntários do Parlamento Europeu, foi Embaixador do Pacto Climático da Comissão Europeia e embaixador de campanhas do Fórum Europeu da Juventude.

Facilitadores

Catarina Lourenço

Federação Nacional dos Estudos Europeus – FNEE

Licenciada em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e atualmente mestranda em Gestão e Políticas Públicas no Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais. Membro da Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE) e membro da Direção da YATA Portugal, ex-Presidente do Núcleo de Estudantes de Estudos Europeus (NESTEU) e ex-Presidente do Rotaract Club de Tavira. Interessada na participação cívica juvenil, no voluntariado e nos assuntos europeus.

Daniela Polícia

Alumni do #SummerCEmp

Jovem apaixonada em envolver, educar e capacitar as pessoas para assumir um papel ativo na política. Percurso académico dedicado à comunicação política e dos assuntos europeus. Uma das suas experiências favoritas foi o SummerCEmp. Acredita firmemente no potencial da juventude para criar um impacto transformador, vibrante e positivo no nosso futuro.

Grupo de Trabalho C

Speakers

Joana Gomes

Alumni do #SummerCEmp, moderadora do podcast “Eurotopia”

Joana Gomes é moderadora do “Eurotopia”, o novo podcast da Rede Público sobre políticas europeias. É Assistente Convidada na Faculdade de Direito de Lisboa, doutoranda em Direito da União Europeia e Direito Internacional, e alumni do SummerCEmp da Comissão Europeia.

João Campos

Educação prática em escolas de comunidades vulneráveis

Lacobrigense de nascença e sotaque. Vive provisoriamente na Margem Sul de Lisboa, para onde foi com 18 anos, num percurso que até agora resultou numa Licenciatura em Economia pelo ISEG, com direito a 6 meses na Universidad Complutense de Madrid, e num Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus pelo mesmo Instituto. Na faculdade teve várias responsabilidades no mundo associativo, como é exemplo o Debate Competitivo Universitário e a AE ISEG. Atualmente trabalha na área da Prevenção ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo no Setor Bancário.

Facilitadores

Diana Reis

Alumni do #SummerCEmp, plataforma para participação na sociedade de pessoas com deficiência.

Natural de Macedo de Cavaleiros (Bragança), é finalista da Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). Por ser uma pessoa com paralisia cerebral percebeu, desde cedo, que era preciso fazer (muito) mais pela inclusão de pessoas com deficiência. Iniciou, em 2017, um projeto nas redes sociais, o @foradospadroess, através do qual se tornou ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Através da sua experiência, mostra que a deficiência não é, em si, uma limitação. Em 2023, lançou um podcast em parceria com a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) o “Metamorfose”, onde explora, por meio de entrevistas a personalidades relevantes para a temática, as barreiras que se levantam para as mulheres com deficiência no mundo contemporâneo.

Israel Paródia

SummerCEmpiano, primeiro estudante cigano de medicina, Conselho Europa Jovem.

23 anos, estudante de Medicina, Embaixador Europeu da Educação Inclusiva, Conselheiro no Grupo de Reflexão da Presidente da República. Assistente pré-graduado de Anatomia e Neurociências na Nova Medical School. Colaborador da UC de Medicina Humanitária da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Comentador político no programa de 2023 “Minoria Absoluta” na Rádio Notícias TSF. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade de Debate da Universidade Nova de Lisboa. Eleito Jovem do Ano 2021 pela TVI. Palestrante sobre educação inclusiva e literacia em saúde em várias escolas e ONGs de intervenção social, direcionado a grupos socialmente mais vulneráveis.

Networking

Sessão de Abertura

Painel 1

Caminhos e espaços de participação jovem: do local ao global

O que explica a emergência de movimentos sociais protagonizados por jovens? Estarão os jovens desinteressados da participação política?
Este painel pretende debater estes tópicos com base em conhecimento acumulado pelo Observatório Permanente da Juventude (ICS-ULisboa).

Oradores

Hugo Ferrinho Lopes

Universidade de Lisboa

Bolseiro de doutoramento em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e, atualmente, visiting PhD researcher no Instituto Universitário Europeu (EUI, Florença). Mais informações sobre o seu trabalho podem ser consultadas em https://hugoferrinholopes.github.io/

Tatiana Ferreira

Instituto Politécnico de Santarém

Socióloga e professora auxiliar convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. É assessora do OPJ ICS-ULisboa, onde tem participado em projetos sobre políticas públicas locais, nacionais e europeias. É membro da Ação COST sobre jovens rurais – Rural NEET Youth Network.

Maria Manuel Vieira

Universidade de Lisboa

Socióloga, doutorada em Sociologia (1998, ISCTE). É Investigadora Principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o OPJ-Observatório Permanente da Juventude. Os seus interesses de pesquisa e de publicação situam-se nas áreas da Educação e Juventude.

Moderador

Bruno António

Universidade de Lisboa

Diretor executivo da rede internacional DYPALL Network e consultor para diversas organizações e entidades, tais como a Comissão Europeia, o Conselho da Europa, as Agências de formação avançada do programa Erasmus+, entre outras.

Tem mais de 17 anos de experiência profissional na área da participação democrática e boa governança, a nível nacional e internacional, tendo trabalhado com gestor de projetos, formador e consultor para diversas organizações um pouco por toda a Europa, em África e no Médio Oriente.

Painel 2

Youth // Democracy // Future: Philanthropy’s role in empowering democracy

Que papel tem a filantropia e as organizações da sociedade civil na reconstrução da
confiança dos jovens nas instituições democráticas? Como pode o terceiro sector
apoiar uma nova geração de agentes políticos e sociais na construção de uma cultura
mais inclusiva? Para além do voto, que outras formas existem para apoiar os jovens no
seu engajamento democrático?

Oradores

Gauri van Gulik

Co-fundadora e Presidente da Fundação Multitudes

A Fundação Multitudes Foundation, foi criada para apoiar os agentes de mudança política na construção de políticas mais inclusivas, humanas e promissoras na Europa.
Com mais de 20 anos de experiência na área dos direitos humanos liderou, a nível mundial, equipas na Amnistia Internacional e na Human Rights Watch em matéria de direitos das mulheres, refugiados e política na Europa. Mais recentemente, foi Diretora pela Europa na Luminate, onde explorou o modo como um ecossistema mais vasto de grupos de direitos e respetivos organizadores na Europa poderia ser mais apoiado e melhor desenvolvido. Gauri começou a sua carreira em Bruxelas, onde trabalhou no Comité das Liberdades Cívicas do Parlamento Europeu. É holandesa e vive em Berlim com o seu marido e um gato exigente.

Joe Elborn

Diretor Executivo da Fundação Evens

Um ativo nos mais altos níveis da política da UE, nas ONG e no mundo empresarial ao longo de mais de uma década. O principal foco da sua atividade é o apoio aos jovens europeus já que estes enfrentam hoje uma crise de saúde mental, o declínio da confiança na democracia e um aumento do autoritarismo.

Pedro Calado

Diretor da Fundação Calouste Gulbenkian

Diretor do Programa Cidadãos Ativ@s e Chair do Comité de Gestão do Fundo Europeu para os Media e Informação. Antes de chegar à Fundação Calouste Gulbenkian, foi Alto-comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do Programa Escolhas.

É licenciado e mestre pela Universidade de Lisboa, sendo doutorando em sociologia pelo ISEG.

Moderadores

Martjin Roos

Programme manager, Adessium and chair of Philea’s Democracy Network

Trabalha na área da filantropia há 5 anos, antes disso, trabalhou para uma universidade após ter-se licenciado em Direito. O seu maior foco de atuação são as áreas da digitalização responsável e da boa governação pública. É ainda chair na Philea’s Democracy Network.

Carina Autengruber

Associate Director, Leadership for Impact Knowledge Center, Nova School of Business and Econommics

Diretora Associada na Nova SBE e Leadership for Impact Knowledge Center, inspira transformação positiva. Com experiência como antiga presidente do Fórum Europeu da Juventude, é uma líder internacional dedicada e apaixonada.

Saliu Djau

Project manager, European Media and Information Fund, Calouste Gulbenkian Foundation

Formado em Relações Internacionais e pós-graduado em Crise e Ação Humanitária e em Digital Technologies for Management, trabalhou 4 anos no BNP Paribas e é atualmente Project Manager na Fundação Calouste Gulbenkian. Co-fundador da Associação Isonomia, é embaixador da One Young World, promovendo participação e liderança jovem para futuros justos e sustentáveis.

Painel 3

Da Teoria à prática: Juventude em Ação

Que formas de participação estão a ser utilizadas pelos jovens? O que é que os jovens
estão a planear para o seu envolvimento cívico e político? Que projetos existem para
mobilizar jovens para a participação nas eleições europeias de 2024? Que boas
práticas e conclusões podemos retirar do trabalho das organizações da sociedade civil
no que diz respeito à participação jovem?

Apresentação de conclusões dos grupos de trabalho:

Facilitador

Bruno António

DYPALL Network

Diretor executivo da rede internacional DYPALL Network e consultor para diversas organizações e entidades, tais como a Comissão Europeia, o Conselho da Europa, as Agências de formação avançada do programa Erasmus+, entre outras. Tem mais de 17 anos de experiência profissional na área da participação democrática e boa governança, a nível nacional e internacional, tendo trabalhado com gestor de projetos, formador e consultor para diversas organizações um pouco por toda a Europa, em África e no Médio Oriente.

Conclusões do Evento

Sessão de Encerramento

Com a presença de:

– Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo
de Sousa